
CIRURGIA ROBÓTICA
Os robôs vêm sendo desenvolvidos há tempos e, hoje, podem auxiliar nas cirurgias minimamente invasivas. Na verdade, a cirurgia continua sendo realizada pelo médico, e o robô apenas reproduz os movimentos desse cirurgião em um console afastado da mesa cirúrgica. É necessário que outro cirurgião esteja ao lado do paciente para eventuais ajustes no robô.
O uso de cirurgia laparoscópica auxiliada pelo robô tem alguns benefícios para o cirurgião como: visualização em 3 dimensões, visão estável, já que a câmera é mantida e movida por um braço articulado, e liberdade de movimentos através de instrumentos com três eixos de mobilidade.
A cirurgia robótica, com suas inúmeras funções e facilidades, é reconhecida por sua precisão e pelos inúmeros benefícios garantidos ao paciente. Entre eles, melhores resultados oncológicos, menos dor, menos chances de sangramento e, portanto, menos chances de transfusões sanguíneas, recuperação pós-operatória mais rápida, menos uso de analgésicos, retorno mais rápido às atividades e menos tempo de hospitalização. Outro aspecto positivo é a excelente qualidade de vida do paciente após o tratamento.